Uern escolhe seus próximos gestores nesta segunda, 10

09/05/2021

Eleição acontece de forma virtual, das 8h às 22h; três chapas disputam preferência da comunidade acadêmica.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Da Agecom/Uern

A comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) escolhe, nesta segunda-feira (10), o(a) novo(a) reitor(a) e vice-reitor(a) da instituição para o período de 2021-2025. A eleição acontece de forma virtual, através da plataforma Sig-Eleição, das 8h às 22h. Podem votar estudantes da graduação e da pós-graduação, docentes e técnicos.

Para ter acesso à plataforma, os eleitores devem acessar o link https://sigaa.uern.br/sigeleicao/ e informar usuário e senha cadastrados no sistema. Os eleitores que não realizaram o cadastro foram inseridos automaticamente na plataforma e deverão acessar o e-mail enviado pela Diretoria de Informatização (Dinf) e seguir as orientações para gerar uma nova senha para ter acesso à cabine digital. O processo pode ser feito também através do link https://sigadmin.uern.br/admin/public/recuperar_senha.jsf. Nesse caso, o login é o número do CPF do usuário (somente algarismos, sem pontos e traço).

Durante todo o período da votação, uma equipe da Dinf também estará de plantão através do Google Chat para tirar dúvidas sobre a votação. O usuário deve estar logado no e-mail institucional (@uern.br ou @alu.uern.br) e iniciar uma conversa com sigs.dinf@uern.br. O suporte estará disponível das 8h às 22h.

A expectativa é de que, até meia hora após a conclusão da votação, os nomes dos(as) eleitos(as) já tenham sido divulgados oficialmente pela comissão eleitoral.

Os nomes dos(as) candidatos(as) irão compor a lista tríplice que será enviada à governadora Fátima Bezerra para a nomeação dos próximos reitor(a) e vice-reitor(a) da Uern. Em diversas ocasiões, a governadora já se posicionou defendendo o fim da lista tríplice e se comprometeu a nomear o(a) primeiro(a) colocado(a) nas eleições, respeitando assim a vontade da comunidade acadêmica.

Segurança - A plataforma Sig-Eleição foi desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está em uso desde 2011. De acordo com a diretora de sistemas da STI/UFRN, Clarissa Lorena, o sistema é utilizado em diversas eleições na própria UFRN e em outras IES. "Já foram mais de 1.700 eleições realizadas pela UFRN, envolvendo eleição para chefe de departamento e centros, e eleições para reitor. O referido sistema foi utilizado pelas universidades UFOPA, UFRR, UFG, UFPA, UNILA, UFPE, UFS, UFPB e, até o momento, nenhuma dessas instituições apontou algum indício de fraude no sistema que possa ter comprometido o sigilo ou a integridade do voto."

Ela acrescenta que o sistema não mantém relacionamento entre tabelas no banco que identifiquem o eleitor. Além disso, usa lista circular duplamente encadeada de hash e ids para detectar a remoção de um voto, bem como utiliza criptografia assimétrica nos dados do voto.

Candidatos (as) - Em ordem alfabética, Adalberto Veronese da Costa, Cicília Raquel Maia Leite e Francisco Paulo da Silva concorrem ao cargo de reitor para o período 2021-2025. Francisco Dantas de Medeiros Neto, Kelânia Freire Martins Mesquita e Maria José da Conceição Souza Vidal disputam o cargo de vice-reitor.