Uern é homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados

Sessão, realizada nesta terça, 16, foi proposta pelo deputado Beto Rosado e presidida pelo deputado Walter Alves.

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Da Agecom/Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi homenageada nesta terça-feira, 16 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. A sessão solene em homenagem aos 50 anos da UERN foi proposta pelo deputado Beto Rosado e presidida pelo deputado Walter Alves.

O reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel participaram da solenidade, juntamente com a secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, o professor e vereador Francisco Carlos, representando a Câmara Municipal de Mossoró, além de prefeitos de municípios do Rio Grande do Norte que prestigiaram a solenidade.

Da bancada federal do RN participaram os deputados Walter Alves e Felipe Maia, além do senador José Agripino. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e também pela Internet. Na ocasião, foi exibido o vídeo institucional dos 50 anos da Uern.

Em sua fala, o reitor Pedro Fernandes agradeceu a homenagem e resgatou a história da Uern, ressaltando a importância da Instituição para o RN e seu potencial de transformar vidas a partir da educação. "A Uern é uma Universidade inclusiva, com a missão de formar, produzir e disseminar o conhecimento em nosso Estado. Abrangemos todo o interior. Conforme o Conselho Estadual de Educação, a cada 20 diplomas de professores da Educação Básica, 17 são da Uern. Manter a Uern como patrimônio do povo do RN é nossa missão", afirmou Pedro Fernandes.

Pedro Fernandes, reitor da Uern - Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Pedro Fernandes, reitor da Uern - Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Outro destaque da fala do reitor foi a luta pela autonomia financeira: "A autonomia de gestão financeira e patrimonial é nosso objetivo, meta, que consiste, dentre outros aspectos, em definir, em regulamento próprio, aprovado nos conselhos superiores, normas e procedimentos de elaboração, execução e controle do orçamento. A defesa e a materialização da autonomia de gestão financeira e patrimonial devem nos unir e mobilizar nossas energias e relações para sua concretização. É uma luta de todos nós", enfatizou Pedro Fernandes.

Representando a Câmara Municipal de Mossoró, o professor Francisco Carlos falou sobre os trabalhos da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern. Já a secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa, ressaltou a importância da Uern: "O dia de hoje homenageia a Uern e, portanto, o povo potiguar. Importante o reconhecimento ao trabalho da UERN pela Educação. Os desafios da Uern para os próximos 50 anos são muitos, contudo nenhum país consegue ser digno se não educar com excelência".

A solenidade também contou com as falas do senador José Agripino e do deputado Felipe Maia. "A Uern é um marco na educação no interior do nosso Estado", declarou José Agripino. Já Felipe Maia falou sobre a abrangência da Universidade, ressaltando seu potencial.

Ao término da solenidade, o deputado Walter Alves anunciou a dotação de emendas para a Universidade. "O senador Garibaldi vai destinar emenda para 2019 à Uern e eu irei alocar emenda de R$ 200 mil para a Uern", concluiu.