UBSs retomam aplicação de vacina pentavalente na sexta-feira, 23

Ministério da Saúde não estava distribuindo o insumo no RN há dois meses, alegando indisponibilidade de estoque.

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu um comunicado da II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) informando que a vacina pentavalente já se encontra disponível em Natal e que foi encaminhada a Mossoró no fim da tarde desta terça-feira, 20. A partir de sexta-feira, 23, as doses já estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Com a chegada das vacinas, a Secretaria de Saúde fará uma checagem e levantamento para logo em seguida encaminhar a todas às Unidades.

A pentavalente imuniza o indivíduo contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenza do tipo B. A vacina é destinada para crianças com menos de 5 anos, porém seu esquema de aplicação está dividido em 3 doses, que é administrada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de idade, (primeira, segunda e terceira dose). Se a criança estiver com a vacina atrasada, ela deve tomar até os 4 anos 11 meses e 29 dias, de acordo com orientações do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde não estava distribuindo o insumo no Rio Grande do Norte há dois meses, alegando indisponibilidade de estoque.

Com informações da Prefeitura de Mossoró