Filha de agricultores homenageia pais e UERN em formatura

Amanda Gurgel conduziu faixa reforçando a importância da família e da universidade em sua formação: "Meus pais são heróis. A UERN também é".

Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

Por Maricelio Almeida

A estudante concluinte do curso de Geografia, Amanda Lopes Gurgel, 22 anos, prestou uma homenagem aos seus pais agricultores e à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte durante a solenidade de coleção de grau realizada nesta sexta-feira, 23, no Campus da UERN em Pau dos Ferros.

Enquanto caminhava ao local onde receberia o seu diploma, Amanda conduziu uma faixa reforçando a importância da família e da universidade em sua formação: "Meus pais são heróis. A UERN também é". O diretor do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), Jailson José dos Santos, detalhou, em seu perfil no Facebook, a trajetória da estudante até a conclusão da graduação.

"Natural do Sítio Logradouro, município de Pau dos Ferros, ela começou seus estudos em uma escola rural que ficava mais próximo de sua casa, mas que se localizava no município de Francisco Dantas/RN. Para chegar até a escola, Amanda Gurgel e seus irmãos andavam quilômetros de carroça até chegar na unidade escolar do Sítio Cinzenta em Francisco Dantas/RN. Devido ao baixo número de alunos, a escola fechou e os seus pais se viram obrigados a comprar uma casa na periferia da cidade de Pau dos Ferros, pra isso venderam tudo que puderam, as galinhas, as criações e os porcos", contou Jailson.

O diretor do Campus revelou ainda que durante a formação universitária, Amanda, que sempre estudou em escola pública, trabalhou como frentista em um posto de gasolina, deixando o trabalho após conseguir um bolsa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). "Hoje, Amanda se sente realizada em terminar a graduação em Geografia no CAMEAM/UERN, e diz estar feliz por realizar seu sonho com muito apoio dos seus pais, reconhecendo a importância do Campus da UERN em Pau dos Ferros como uma oportunidade nesse processo, na sua formação na sua história", ressaltou Jailson.

A deputada estadual Larissa Rosado também destacou a homenagem feita pela estudante. "Num dos momentos mais importantes da vida da aluna Amanda Gurgel, tenho certeza, a homenagem foi para os pais, que como muitos trabalhadores e trabalhadoras do nosso RN entende a importância da educação para o futuro de seus filhos e do país. Amanda também fez questão de destacar a importância fundamental da Uern na sua formação. Assim como Amanda, milhares de alunos saem na nossa Uern para o mundo com a bagagem para ganhar o mundo. Que muitas Amandas tenham esse reconhecimento aos pais e a Universidade e façam a diferença na nossa educação", escreveu a parlamentar.

Em conversa com o Blog Maricelio Almeida, Amanda Gurgel reforçou o sentimento de gratidão em relação aos pais. "'Um Mar calmo nunca fez um bom marinheiro'. 'É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas'. Essas frases resumem minha trajetória e minha família, porque por mais difíceis que as coisas pareçam ser, elas serviram para nos fortificar. Mesmo sem estudo algum, meus pais sabiam que pela educação dos filhos todo esforço era pouco", disse.

Amanda acrescentou que, mesmo diante das inúmeras dificuldades, nunca pensou em desistir da formação. "É como meus pais dizem: a educação ninguém pode tirar de nós". Sobre o atual cenário enfrentado pela UERN, ela classificou como "deplorável". "A universidade chega ao fundo do poço", resumiu, referindo-se aos salários em atraso dos servidores e as condições estruturais do Campus onde concluiu a graduação.

Atualizada às 17h54