Rosalba anuncia que Unidades Básicas de Saúde abrirão aos sábados

Anúncio foi feito durante leitura da mensagem anual na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça, 19

Foto: Secom/PMM
Foto: Secom/PMM

Da Secom/PMM

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró vai abrir às Unidades Básicas de Saúde aos sábados para garantir um acesso ampliado dos serviços de saúde aos mossoroenses que não têm como ir nas Unidades durante a semana. A informação foi anunciada pela prefeita Rosalba Ciarlini durante a leitura anual da mensagem do Executivo, que abre os trabalhos do Legislativo da Câmara Municipal de Mossoró. O projeto Família em Foco não só tem o objetivo de assegurar comodidade ao usuário e bons serviços em toda cidade, mas também de fortalecer as relações entre as famílias.

Segundo Rosalba, a mulher será uma das grandes prioridades do Família em Foco. "O projeto de abrir as Unidades aos sábados vai beneficiar toda a família, mas vamos dar uma atenção especial à mulher. Vamos melhorar nossa saúde ampliando esses atendimentos.", afirmou Rosalba.

O Família em Foco vai acontecer uma vez por mês nas Zonas Urbana e Rural, sempre no primeiro e último sábado de cada mês, das 7h30 às 14h. Na área urbana, pelo menos cinco UBSs devem abrir ao mesmo tempo para os atendimentos e na Zona Rural será uma. Todas as 47 Unidades Básicas vão participar do projeto ao longo deste ano, além de outros parceiros como Secretarias Municipais, Universidade e outras entidades.

A Secretaria de Saúde está priorizando a Zona Rural e por isso escolheu a UBS Luiza Vanessa da Silva Marinho, localizada na Maisa, para receber a primeira edição do Família em Foco, que vai ocorrer neste sábado (23).

"O Família em Foco vai oportunizar atendimentos de saúde em um horário que a população não estava acostumada. Os trabalhadores mossoroenses que não podem ir na UBS na semana por causa das obrigações vão ter a garantia de um atendimento continuado aos sábados. Estamos estendendo e ampliando com a ajuda de parceiros os serviços que prestamos na semana.", explica a secretária de Saúde Saudade Azevedo.

Os moradores da Maisa vão poder contar no dia 23 com os atendimentos de ginecologista, cardiologista, clínico geral, dentista, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e educador físico. Também serão feitos emissão do Cartão SUS, IMC, oficina Sal de Ervas, atualização do Cartão de Vacina, atividades físicas e testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV. A Secretaria de Saúde ainda vai realizar rodas de conversas sobre o Fevreiro Roxo, envelhecimento ativo, hipertensão, diabetes, alimentação saudável e arboviroses.

A Secretaria de Desenvolvimento Social vai ser uma parceira da ação no sábado 23 realizando o Cadastro Único, 2ª via de registro, orientação sobre casamento coletivo e salão solidário. As Secretarias de Infraestrutura e Agricultura também vão contribuir com as atividades na UBS Luiza Vanessa.