Reforma Trabalhista impõe novos desafios a advogados também em Mossoró

Em palestra para alunos do Cebrac, advogada Antônia Lívia Soares fala de desafios da profissão diante da nova legislação. 

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Da Assessoria/Cebrac

Em vigor desde 11 de novembro de 2017, a nova legislação trabalhista segue provocando queda no número de processos abertos na Justiça do Trabalho. De acordo com dados do Superior Tribunal do Trabalho (STT), no primeiro semestre deste ano, a retração foi de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Os registros caíram de 1,3 milhão em 2017 para 766.287 neste ano.

No âmbito local, a situação atinge advogados trabalhistas, que buscam formas de driblar a redução na quantidade de ações. É o caso de Antônia Lívia Soares, advogada trabalhista há 15 anos, que apresentou esse e outros desafios da profissão a alunos do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), em oficina hoje (10), em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado neste sábado,11.

"Esse é, com certeza, o momento mais difícil desde que ingressei na profissão, e é mais um desafio que precisamos enfrentar. Este ano, está sendo muito difícil, mas tenho esperanças de que melhore em 2019. Acredito que esse contexto faz parte do aprendizado desta profissão apaixonante", declara.

Ainda segundo a advogada, a queda no número de processos é resultado das incertezas causadas pela nova legislação. "A verdade é que nesse ambiente todos ainda estão pisando em ovos. O trabalhador fica com receio de ingressar com ação, pois corre o risco de ter sentença desfavorável e ainda ter que arcar com os custos do processo. São muitas dúvidas", complementa.

Aprendizado

Para o coordenador Pedagógico do Cebrac, Gil Gomes, a oficina "Profissões" ultrapassa o objetivo de orientar os alunos na escolha da profissão. Cumpre também importante papel social, ao apresentar aos jovens temas que têm reflexo direto na formação do cidadão.

"Neste contexto atual que vivenciamos, a oficina Profissões é uma oportunidade a mais de aprendizado, de informação e bagagem para estes jovens que estão em processo de formação como profissionais e cidadãos", opina.

A palestra "Profissões" é um projeto realizado pelo Cebrac, toda às sextas-feiras, com o intuito de promover o conhecimento e despertar vocações no alunado.