Pesquisas do instituto Agora Sei são alvo de questionamentos judiciais

Pesquisa realizada em Mossoró, por exemplo, apontava em sua documentação apresentada à Justiça que a sondagem seria realizada em Caicó. 

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

As pesquisas divulgadas pelo instituto Agora Sei têm sido alvo de questionamentos. Há dúvidas sobre a veracidade dos números apresentados em diversos municípios do Rio Grande do Norte. No pleito deste ano, a empresa tem realizado levantamentos em cidades como Mossoró, Caicó, Parnamirim, Lagoa Nova e São Paulo do Potengi.

A Justiça Eleitoral da comarca de São Paulo do Potengi, por exemplo, determinou que o instituto explicasse a metodologia da pesquisa. A decisão consta na representação de número 0600329-74.2020.6.20.0008. Na sentença, o juiz estabelece que o instituto dê acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da empresa, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores.

Esse contexto de dúvidas referentes à veracidade das informações divulgadas em outros municípios levou a candidata do PT à Prefeitura de Mossoró, deputada estadual, Isolda Dantas, a entrar com ação judicial contra a divulgação de pesquisa feita pelo instituto Agora Sei e divulgada pela Rádio Difusora na semana passada, pedido que não foi acatado pela Justiça Eleitoral.

A pesquisa divulgada em Mossoró apontava que a sondagem seria realizada em Caicó. Em Parnamirim, de acordo com informações do Blog do BG, o mesmo instituto registrou pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e não divulgou, levantando novas suspeitas.

O histórico da empresa também revela que em 2012, na cidade de Serra Negra do Norte, houve suspeita da pesquisa do instituto ser fraudulenta e chegou-se a estudar a possibilidade de investigação por parte da Polícia Federal. Em pleitos anteriores, resultados de levantamentos feitos pelo instituto também apresentaram grande margem de erro quando confrontados com as urnas.

Nesta quarta-feira, 28, uma nova pesquisa será divulgada pelo Agora Sei. A conferir.