Município apreende 4 toneladas de carne de charque impróprias para consumo

Carne estava sendo produzida de maneira clandestina na zona rural de Mossoró; apreensão foi feita pelo Serviço de Inspeção Municipal.

Foto: Secom/PMM
Foto: Secom/PMM

Da Secom/PMM

Durante a manhã desta quarta-feira, 12, a equipe responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos vegetais e animais realizou a apreensão de cerca de 4 toneladas de carne de charque que estavam sendo produzidas de maneira clandestina e irregular na zona rural de Mossoró. O local não possuía autorização para a produção da carne e se encontrava em condições de higiene inadequadas para o condicionamento do produto.

A médica veterinária Ednaide Menezes, que faz parte da equipe do Serviço de Inspeção, informou que esse trabalho de fiscalização é realizado rotineiramente e que o objetivo principal é a saúde pública, já que evita que esses alimentos impróprios para o consumo cheguem a ser comercializados. "Foram 4 toneladas de carne inapropriadas que a gente retirou de circulação evitando o consumo. É importante o alerta já que todo produto de origem animal mal manipulado tem um risco de transmissão de doenças, por isso a importância desse serviço para a população", disse.

Alany Medeiros, médica veterinária que também faz parte da equipe, explicou os procedimentos que são realizados nesse tipo de apreensão. "Toda carne já foi direcionada ao aterro sanitário. O local da apreensão já foi interditado e o proprietário vai responder a um processo administrativo, ele vai passar por um julgamento para saber qual a penalidade que vai ser aplicada, a penalidade vai desde a advertência até o pagamento de multas", explicou.

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal realiza esse trabalho de fiscalização diariamente e também mediante a denúncias da população, que podem ser realizadas na Secretaria de Agricultura do município, localizada no Parque de Exposições Armando Buá ou através do telefone 3315-5189 e não é necessário a identificação.