Mossoró será palco da I Semana Nacional de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião

Evento acontece entre os dias 7 e 11 de outubro; inscrições já estão abertas, através do site www.catolicadorn.com.br 

Da Assessoria

A Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão com inscrições abertas para I Semana Nacional de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião e para o I Colóquio Filosófico: Filosofia e Religião, que acontecerão de 7 a 11 de outubro, em Mossoró. As inscrições são online pela página da faculdade.

O cenário religioso brasileiro nunca foi caracterizado pela constituição de "fronteiras rígidas" entre as diversas formas de crer e de ser religioso. Por mais que se tente dizer o contrário, a forma de ser católico, espírita, budista, candomblecista, umbandista, esotérico e mesmo evangélico se expressa, na modernidade, como o resultado da "porosidade das fronteiras" com "os sagrados" dessas várias expressões religiosas. Esse fenômeno constitui não apenas as instituições religiosas contemporâneas no país, mas a própria cultura nacional.

Sendo assim, é preciso admitir que, nestes tempos, os diversos ramos da ciência não são capazes, isoladamente, de dar conta de toda a realidade do sagrado, da fé, do fenômeno religioso. Ademais, em tempos de religião em movimento e bricolagem da fé, somente adentrando pelo caminho da interdisciplinaridade, ou mesmo da transdiciplinaridade, é que o conhecimento torna-se autêntico e credível.

Por esta razão, o curso de Teologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte em parceria com o curso de Filosofia da Uern realizam a I Semana Nacional de Teologia, Filosofia e Estudos de Religião e I Colóquio Filosófico: Filosofia e Religião com o tema "Religião em movimento: diálogo entre Teologia, Filosofia e Ciências no século XXI".

Em vista de abrir caminhos que permitam o enriquecimento mútuo entre os diversos campos da ciência e a construção humanizante e humanizada do sujeito religioso no século XXI, este evento pretende, por meio do diálogo entre Teologia, Filosofia e Ciências do século XXI, constituir-se como um espaço de debate e de reflexão acerca dos fenômenos das crenças no mundo contemporâneo e a mobilidade religiosa que proporcionam a existência de novas formas de ser religioso com pertencimentos, talvez, nunca antes imaginados.

Mais informações: Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - 84 3318.7648.

Contato- Professor Augusto- 9 9929-0712

Seminarista Philipe- 9 818.2387

Site - www.catolicadorn.com.br