Liga fará triagem de mamografias oferecidas pela Câmara de Mossoró

Exames serão realizados a partir desta segunda, 15, em unidade móvel instalada em frente ao Poder Legislativo local.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Da Assessoria/CMM

As 210 mamografias contratadas pela Câmara Municipal de Mossoró ao Grupo Reviver, num investimento de R$ 13.692, e que serão oferecidas gratuitamente ao público a partir desta segunda, 15, até a quarta-feira, 17, serão intermediadas pela Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).

A presidente do Legislativo, Izabel Montenegro (MDB), diz que a caberá à LMECC a triagem das beneficiárias. "Tomamos essa medida para garantir que o atendimento seja isento de qualquer influência política, como também adiamos o mutirão para após eleição de 7 de outubro, com o mesmo objetivo", informa.

Apoio

A vereadora lembra que a Câmara abraça a mobilização contra o câncer, e que o mutirão de mamografias é uma ação mais efetiva para o Outubro Rosa. Exemplo desse compromisso foi a campanha para aquisição de mamógrafo para a LMECC, em 2017, em parceria com a Associação de Notários e Registradores do RN.

"Também temos uma Frente Parlamentar contra o Câncer, e a Câmara é a única instituição pública de Mossoró que faz doação voluntária e mensal à liga, a partir do desconto da folha de pagamento de vereadores e servidores, o que totaliza maia de R$ 2.600 doados todo o mês para apoiar as atividades", destaca.

Mamografias

O mutirão de exames será realizado na unidade móvel do Grupo Reviver, das 8h às 17h, em frente à sede do Legislativo (Palácio Rodolfo Fernandes, Rua Idalino de Oliveira, s/n, Centro). O público alvo das mamografias - eficiente exame para eventual detecção de câncer de mama - são mulheres acima de 40 anos.

Interessadas podem procurar à LMECC (Casa de Saúde Santa Luzia, Praça Cônego Estevão Dantas, nº 282, Santo Antônio, 3323-7700). Pessoas com menos de 50 anos, precisam apresentar Cartão SUS, Documento de Identidade e requisição médica; entre de 50 a 69 anos, apenas Cartão SUS e Identidade.