Família em Foco: população aprova abertura de Unidades Básicas de Saúde aos sábados

Projeto da gestão Rosalba Ciarlini já supera a marca de 9 mil atendimentos ao longo de cinco edições, realizadas nas zonas urbana e rural do município.

Foto: Secom/PMM
Foto: Secom/PMM

Da Secom/PMM

Em mais uma edição do Família em Foco, realizada neste sábado (27), mais cinco Unidades Básicas de Saúde da Zona Urbana abriram suas portas para atender a população. Nessa quinta edição, o projeto aconteceu nas UBSs Vereador Lahyre Rosado - (Sumaré); Dr Lucas Benjamim - (Abolição III); Sinharinha Borges - (Barrocas); Dr José Fernandes de Melo - (Lagoa do Mato); Antônio Camilo - (Ilha de Santa Luzia), contando novamente com a aprovação e participação da população.

Realizado duas vezes por mês, sendo uma edição na zona urbana e outra na zona rural, o projeto Familia em Foco será contínuo. É o que afirma a secretária municipal de Saúde, Saudade Azevedo. "Estamos surpreendidos com a adesão dos servidores e da população que tem ido às unidades aos sábados. Para se ter uma ideia, em quatro edições já foram realizados mais de 7 mil atendimentos. Esse é um benefício para a população de Mossoró e essa iniciativa veio para ficar e perdurar. É um projeto contínuo", frisa a secretária.

Secretária de Saúde, Saudade Azevedo, enfatiza que projeto veio para ficar
Secretária de Saúde, Saudade Azevedo, enfatiza que projeto veio para ficar

Priorizando um atendimento humanizado, o Família em Foco tem oferecido mais comodidade aos usuários, com a realização dos atendimentos aos sábados. Além disso, o município tem contado com a parceria de médicos especialistas, que contribuem para que um número maior de especialidades médicas seja ofertado para atender as necessidades da população de cada região. "É gratificante poder contribuir com mais esse projeto da Prefeitura de Mossoró, que tem como objetivo levar orientação e atendimento médico aos sábados e com isso melhorar cada vez mais os serviços de saúde prestados à população", comenta o reumatologista Adolpho Medeiros.

Parceria com médicos contribui para que um número maior de especialidades seja ofertado à população
Parceria com médicos contribui para que um número maior de especialidades seja ofertado à população

A atendente de consultório Daniele Lima Fernandes, moradora do bairro Bom Jardim, veio aproveitar a folga do trabalho para tirar o cartão do SUS do filho. "Muito importante esse projeto. Eu que trabalho de segunda a sexta, estou aproveitando para fazer o cartão do SUS do meu filho hoje e colocar as vacinas em dia. Coisa que a gente não consegue fazer durante a semana", destaca.

Morando atualmente em Brasília e de férias na cidade, a mossoroense Marinês Pereira Sales, de 50 anos, estava encantada com a iniciativa. "Estou muito contente de ver esse projeto Família em Foco. Isso aqui é maravilhoso, vim tomar minha vacina na UBS e fui muito bem atendida. Nesses dias que estou de férias em Mossoró já tive a oportunidade de participar das atividades do grupo de idosos do CRAS e de diversas atividades físicas nas academias de saúde instaladas nas praças. Estou encantada", reconheceu Marinês.

Somando os mais de 7 mil atendimentos das outras quatro edições do Família em Foco com os 2,3 mil atendimentos deste sábado, o projeto ultrapassa a casa dos 9 mil atendimentos diretos à população. A sexta edição do projeto será realizada no dia 4 de maio, na comunidade do Jucuri.

NOTA DO BLOG: O Família em Foco é um acerto incontestável da gestão Rosalba Ciarlini. Merece também o nosso aplauso o dinamismo da secretária de Saúde, Saudade Azevedo. Em aproximadamente seis meses à frente da pasta, uma das mais complexas de qualquer governo, Saudade tem conseguido deixar a sua marca e avançar em setores difíceis, como a atenção básica. Até mesmo as queixas mais frequentes da população quanto aos atendimentos nas UBSs têm diminuído. Que esse ritmo de trabalho seja mantido e que os obstáculos sejam superados.