Estação Juventude 2.0 ofertará cursos gratuitos para jovens de 15 a 29 anos

Iniciativa contemplará jovens mossoroenses em situação de vulnerabilidade social, com cursos de Doceira, Fotografia, Condutor de Turismo e Web Design.

Foto: Secom/PMM
Foto: Secom/PMM

Da Secom/PMM

Foi lançado na tarde desta quarta-feira, 28, o Estação Juventude 2.0. O programa é fruto de um convênio do município com o Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Juventude. Em Mossoró o Estação Juventude irá ofertar, gratuitamente, cursos de Doceira, Fotografia, Condutor de Turismo e Web Design para jovens de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social.

O programa será desenvolvido através da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Vice-Prefeitura do município. Na oportunidade, a secretária Lorena Ciarlini destacou como o Estação Juventude irá beneficiar os jovens. "É com muita satisfação que estamos lançando esse projeto em Mossoró. Serão muitos jovens beneficiados com a oportunidade de aprender através desses cursos. É um projeto que vem a somar com os trabalhos já desenvolvidos pelo município", frisou Lorena.

A vice-prefeita Nayara Gadelha, que esteve à frente de todo o processo para que o município fosse contemplado com o projeto, falou da alegria em lançar o Estação Juventude 2.0 em Mossoró. "Dos mais de 5 mil municípios do país, aproximadamente 600 tentaram levar o Estação Juventude para as suas cidades e apenas 27 conseguiram, Mossoró estando entre eles. Escolhemos cursos que profissionalizassem esses jovens e que tragam um futuro melhor para cada um deles", disse ela.

O evento contou com a presença da vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), Kilvia Teixeira, que destacou a importância do projeto para Mossoró. "O Estação Juventude vem para complementar trabalhos que já são realizados pelo município, em espaços como esse por exemplo, que as pessoas possam ter convívio social, políticas sociais, capacitações e etc. Ele agrega valor e é um projeto que pode ser ampliado", falou.

A prefeita Rosalba Ciarlini participou do lançamento do projeto e falou que o município não mede esforços para gerar novas oportunidades para os jovens mossoroenses. "Aqui na cidade nós já temos o Geração de oportunidades e o Estação Juventude vem para somar, dando aos jovens de toda a cidade o acesso a esses cursos. Através disso eles se tornarão donos do seu próprio negócio e também vão ingressar no mercado de trabalho", disse a prefeita Rosalba.

Participaram do lançamento do projeto os vereadores Francisco Carlos e Maria das Malhas, secretários do município, estudantes, jovens atendidos pelos Centro de Referência em Assistência Social do município e monitores e assistentes do Estação Juventude. O evento ainda contou com a apresentação da Banda Artur Paraguai e apresentações de dança dos alunos da Escola de Artes.

Pré-inscrições

Os cursos são direcionados aos jovens de 15 a 29 anos, que possuam o cadastro único. A partir da próxima segunda-feira, 03 de dezembro, os interessados nos cursos podem se dirigir até a Vice-Prefeitura de Mossoró, localizada na rua Melo Franco, 106, para realizar a sua pré-inscrição. O horário de atendimento será de 8h às 12h.

As aulas serão ministradas por profissionais com conteúdo teórico e prático de Doceria, Fotografia, Condutor de Turismo e Web Design. Os cursos serão realizados na Escola de Artes de Mossoró, e a previsão de início é para fevereiro de 2019.