Deputada Larissa solicita construção de Centro de Juventude em Mossoró

Espaço é destinado a adolescentes e jovens entre 12 e 29 anos, pertencentes às comunidades com elevados índices de vulnerabilidade.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) solicitou ao Governo do Estado a construção, em Mossoró, de um Centro de Juventude, com atividades culturais, esportivas, formação para o trabalho, criação de oportunidades de aprendizagem/estágio/emprego.

O espaço é destinado a adolescentes e jovens entre 12 e 29 anos, pertencentes às comunidades com elevados índices de vulnerabilidade e risco social. De acordo com Larissa, o investimento em planos e ações direcionadas a proteger, capacitar e gerar oportunidades para a juventude é um dever e necessidade do poder público e da sociedade civil como um todo, visto que tais ações repercutem de modo positivo para o conjunto da sociedade.

"Muitos jovens hoje em dia são marginalizados pela sociedade e sofrem severamente com as consequências. Muitos não têm acesso a atividades extracurriculares, para que possam ocupar o tempo ocioso e mantê-los afastados do mundo da criminalidade", opina a parlamentar.

Dados

Mossoró tem registrado uma elevação dos índices de criminalidade envolvendo a juventude, em decorrência principalmente da falta de oportunidade no mercado de trabalho. De acordo com o Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO), aproximadamente 50% dos homicídios ocorridos no estado foram praticados contra jovens na faixa de 18 a 29 anos de idade.

"A criação de um Centro de Juventude tem por objetivo reduzir os efeitos da violência entre os jovens que tem 12 e 29 anos, ocupando o tempo dos mesmos com atividades como: de formação profissional, dança, teatro, futebol, natação. Integrando a estrutura do local, piscina, quadra poliesportiva e laboratório de informática", conclui Larissa Rosado.

Com informações da Assessoria