Covid: Mossoró ultrapassa marca de 100 mil doses de vacinas aplicadas

25/05/2021

De acordo com o sistema RN+Vacina, até esta terça, 25, o município já havia aplicado 103.400 doses de vacinas contra a Covid-19.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O município de Mossoró superou a marca de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na população. Os dados constam no sistema RN+Vacina, plataforma criada pelo Governo do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal do RN (UFRN) para acompanhar em tempo real o andamento da campanha de vacinação no estado.

Conforme os números, até esta terça-feira, 25, a cidade havia aplicado 103.400 doses, sendo 67.673 referentes à primeira dose. Até o momento, 35.727 pessoas foram totalmente vacinadas em Mossoró, ou seja, receberam as duas doses do imunizante contra a Covid-19.

O levantamento do RN+Vacina aponta ainda que a cidade recebeu, até esta terça, 110.073 doses. Desse total, 1.997 doses deixaram de ser aplicadas, em virtude de perda técnica (confira detalhamento mais abaixo).

E a campanha de vacinação segue em Mossoró. Na última segunda, 24, a cidade recebeu um lote com 1.728 doses da vacina Pfizer. O imunizante está sendo utilizado em gestantes e puérperas, ou seja, mulheres de até 45 dias pós-parto.

"Esse público deverá se dirigir até o ginásio do SESI. Ninguém precisa ir de madrugada, chegar muito cedo porque essas doses estarão sendo ministradas durante todo o dia", orienta a secretária de Saúde Morgana Dantas.

O ginásio do SESI está situado no bairro Doze Anos, próximo ao cemitério de São Sebastião e atende o público das 08h00 às 16h00.

As gestantes devem apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: comprovante de residência, documento pessoal com foto, exame comprobatório da gravidez. Já as puérperas, apresentam os dois primeiros documentos mencionados acima e mais a certidão de nascimento do recém-nascido.


*Perda técnica de vacinas em Mossoró

NÚMERO DE DOSES MENOR QUE O PREVISTO NO RÓTULO DO FRASCO: 1.948

Indica a perda operacional total de doses, seja ao aspirar entre as vacinações ou frascos multidose com número menor que o previsto no rótulo, evento comum em frascos multidose (5 ou 10) doses.

PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO (APÓS ABERTURA DO FRASCO): 20

Relaciona doses perdidas após abertura do frasco, sendo 6 (seis) horas para doses do Fabricante OxFord/AstraZeneca e 8 (oito) horas para doses do Fabricante Coronovac/Butantan, sendo enviadas para descarte após esse prazo.

PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO (RÓTULO FABRICANTE): 0

Doses vencidas, conforme o prazo de validade estipulado pelo fabricante.

DOSES PERDIDAS POR QUEBRA DE FRASCO: 79

Relaciona doses perdidas por dano físico no frasco ocasionado por choques mecânicos de alto impacto.

IMUNOBIOLÓGICO SOB SUSPEITA: 10

Relaciona doses perdidas por alteração nas condições de acondicionamento das vacinas, a exemplo de uma oscilação de temperatura dentro do intervalo técnico de acondicionamento estabelecido, sendo aquelas mantidas em geladeira (entre 2 a 8 graus).