Covid-19: Prefeitura mobiliza mais de 100 profissionais e disponibiliza 3 mil testes rápidos

17/07/2020

Inicialmente, estavam previstos 2 mil testes rápidos, mas a prefeita Rosalba Ciarlini determinou que o número fosse estendido ao longo do dia.

A Prefeitura de Mossoró ampliou a quantidade de testes rápidos para Covid-19 disponibilizados à população nesta sexta-feira, 17, através do sistema drive thru. A testagem acontece na Estação das Artes Elizeu Ventania, dentro das instalações do Circo Hermanos Suarez, com estrutura adequada para atender o público do grupo de risco, como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. Inicialmente, estavam previstos 2 mil testes rápidos, mas a prefeita Rosalba Ciarlini determinou que o número fosse estendido. Mais de 100 profissionais das áreas da saúde, defesa civil, trânsito, infraestrutura, trânsito, além de voluntários e Cruz Vermelha participam da ação.

Em suas redes sociais, a prefeita destacou a iniciativa do Município. "Pela manhã estive acompanhando a ação e ajudei os nossos servidores, colegas de trabalho. Esse formato de drive thru é fundamental porque é uma ação que evita o contato entre as pessoas (coisa que haveria se os idosos fossem fazer nas UBS presencialmente), como também é mais fácil evitar o contato das pessoas que acabam testando positivo e as que testam negativo acabam não se expondo. Por essas razões o drive thru é um formato que defendo, é evidente que se forma uma fila e há uma espera, mas as pessoas com comorbidade e os idosos ficam totalmente isolados em seus automóveis", pontuou a gestora.

Por volta das 14h30, a fila de acesso ao local da testagem já havia diminuído consideravelmente. A prefeita ainda reforçou que o resultado do teste é divulgado com até 30 min pelo WhatsApp, e-mail ou por ligação. "Todos os casos positivos estão sendo encaminhados para a UBS mais próxima e já recebendo um kit de medicamentos do nosso protocolo para iniciar o tratamento. Quanto antes iniciar o tratamento, melhor é a resposta e a recuperação. Estamos buscando cumprir o nosso compromisso de cuidar cada vez mais das pessoas e vencer essa guerra contra o Corona, com a sua ajuda conseguiremos!", afirmou Rosalba.

Ministério anuncia ampliação de testagem em Mossoró

O assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel, confirmou o envio de mais testes, como o RT-PCR, para detecção da Covid-19 em Mossoró. A garantia foi dada nesta quinta, 16, à prefeita Rosalba Ciarlini e ao deputado Beto Rosado.

Além da ampliação da testagem, o representante do Ministério da Saúde assegurou recursos para compra de medicamentos incluídos no protocolo de tratamento precoce do novo coronavírus. "Nessa reunião garantimos as medidas necessárias para enfrentamento dessa pandemia em Mossoró. Temos esse compromisso do Ministério da Saúde para realização de mais testes, tratamento e demais ações", confirma Rosalba.

O assessor especial do MS lembrou que Mossoró foi uma das primeiras cidades do país a elaborar o plano de contingência, por isso vem sendo estruturado com a aquisição de insumos e equipamentos, a exemplo dos respiradores. "Reivindicou e foi atendida com respiradores que salvaram vidas em Mossoró. Após essa fase, vamos preparar a cidade para a etapa pós-pandemia e planejar novas ações", confirma Airton.