Comunidade Católica Renascer promove mutirão de urologia

Durante toda a manhã do sábado, 25, homens de 50 a 75 anos de idade receberão atendimento gratuito de urologistas da cidade.

A Comunidade Católica Renascer promove no próximo sábado (25), em sua sede, localizada à Rua Luiz Antônio da Costa, 19, Santo Antônio, um mutirão de urologia no combate ao câncer de próstata. Durante toda a manhã, homens de 50 a 75 anos de idade receberão atendimento gratuito de urologistas da cidade e poderão realizar o exame antígeno prostático específico (PSA) no local.

De acordo com os organizadores do mutirão, não é necessário agendar a consulta. Basta chegar cedo ao local e garantir a ficha de atendimento que será entregue por estudantes de Medicina que vão participar da ação. Os primeiros 50 pacientes vão ganhar os exames do PSA através de laboratório da cidade. "Os pacientes passarão por uma triagem e depois serão atendidos pelos médicos em salas diferentes", afirma Giovanni Bezerra, voluntário da Comunidade Renascer.

A instituição pede que os pacientes levem um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições carentes. Entre os médicos urologistas que participarão da ação filantrópica, estão Tarcísio Lucena, Renato Fernandes, Thiago Couto e Edio Dantas. O maior objetivo do Mutirão de Urologia é orientar o público masculino a respeito da doença - o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, mas se descoberto na fase inicial, há maior chance de cura. A Renascer lembra ainda aos pacientes que já se submeteram ao exame do PSA que eles levem o resultado para análise dos médicos de plantão no local.