Com foco na prevenção de acidentes, Prefeitura reativa fotossensores

Equipamentos estão funcionando desde o último dia 15 em trechos como Av. Augusto Severo com Rua Melo Franco e Av. Diocesana com João da Escóssia.

Foto: Secom/PMM
Foto: Secom/PMM

Da Secom/PMM

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, informa sobre a reativação de fotossensores em trechos da zona urbana. A medida tem como objetivo evitar acidentes em ruas e avenidas com maior fluxo de veículos e pedestres. Os equipamentos estão funcionando desde o último dia 15.

Os trechos com reativação de fotossensores para conter avanço de sinal são: Avenida Augusto Severo com Rua Melo Franco, Avenida Diocesana com Avenida João da Escóssia, Rua Dr. João Marcelino com Avenida Diocesana e Avenida Abel Coelho, trecho de cruzamento entre os bairros Abolição III e IV. Os condutores devem estar atentos ao semáforo e também a localização da faixa de pedestres.

De acordo com o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Sócrates Vieira, a presença do fotossensor comprovadamente reduz as ocorrências de acidente. "Estatísticas da secretaria mostram que o avanço de sinal é uma das infrações mais cometidas na cidade. O uso de instrumentos eletrônicos aumenta a segurança viária em trechos com maior movimentação", argumenta Sócrates.

Segundo estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os dispositivos eletrônicos dão coerência à fiscalização, diminuindo também o uso de critérios individuais pelos agentes de Trânsito.

O Município informa ainda os fotossensores são desativados entre o horário das 22h às 5h, período onde a movimentação de veículos reduz. A medida também observa o critério de segurança pública, evitando a exposição dos motoristas em horários noturnos.