Auto da Liberdade 2019 será marcado por caráter inclusivo

Espetáculo contará com participação de integrantes do Centro de Apoio e da Associação dos Surdos de Mossoró, além do Fórum de Mulheres com Deficiência.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Da Secom/PMM

O dia 21 de setembro é lembrado como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e no dia 26 do mesmo mês, é o Dia Nacional da Pessoa Surda. Este último é também o dia da estreia do Auto da Liberdade 2019. Uma das características desta edição é justamente a inclusão, quando pela primeira vez na história do espetáculo, haverá participação de pessoas com deficiência no palco.

Este público será representando no Auto da Liberdade por integrantes do Centro de Apoio aos Surdos (CAS), da Associação dos Surdos de Mossoró (ASMO) e Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região. "Estamos trazendo para os espetáculos produzidos pela municipalidade um caráter inclusivo, garantindo o direito das pessoas com deficiência nos espaços culturais", disse o secretário de Cultura, Eduardo Falcão.

De acordo com o responsável pela parte de inclusão do espetáculo, Heverton Cândido, a participação será uma surpresa para quem for assistir. "Eles vão participar de uma forma bem pontual, construindo este grande espetáculo, contando a história de Mossoró, em um grande ato histórico quando se fala em inclusão", destacou.

Segundo Heverton Cândido, os ensaios com representantes da ASMO já foram iniciados, juntamente com os demais representantes da comunidade. Já os do Fórum de Mulheres devem ser iniciados nos próximos dias.