Administração Rosalba Ciarlini garante avanços na Educação

28/10/2020

Prefeitura de Mossoró está proporcionando o impulso que se espera do Poder Público nessa área que demanda atenção especial, alcançando resultados exitosos.

A educação transforma realidades, sociedades, cidades. E isso tendo como ponto de início a particularidade envolvendo o cuidado que se tem com o começo do processo, com os degraus iniciais que direcionam o cidadão ao topo. Pensando dessa maneira, a Prefeitura de Mossoró está proporcionando o impulso que se espera do Poder Público. Isso se for analisado o trabalho que vem sendo realizado desde o primeiro dia de 2017 até agora.

Para se ter ideia, a taxa de aprovação saiu de 88,9% em 2017 para 94% em 2019. A distorção idade-série reduziu para 14,6% e a evasão escolar, que estava em 0,88% em 2017, caiu para 0.5% dois anos depois. Tudo isso fruto de um trabalho pensado, esquematizado, organizado e direcionado pela gestão Rosalba Ciarlini para transformar a realidade de quem é assistido pela rede municipal de ensino.

Se o percentual de aprovação está ligado ao avanço nas notas obtidas pelas escolas da rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Mossoró vive momento especial na área. É que o município de Mossoró apresentou crescimento substancial nas notas do IDEB, superando a média nacional.

O município de Mossoró obteve média de 5.9 nos Anos Iniciais, de 1° ao 5° Ano (a média nacional da rede pública é de 4.9). Já nos Anos Finais, de 6° ao 9° Ano, Mossoró obteve média de 4.7 (a média estadual foi 2.9). E isso implica dizer, na análise que se faz, que das 16 maiores notas obtidas pelo Rio Grande do Norte, oito são de escolas municipais de Mossoró. E isso implica reafirmar que a gestão Rosalba Ciarlini segue no caminho certo.

Uma boa educação só é possível quando se tem bons professores, capacitados e reconhecidos. Atualmente, mais de 60% dos professores da rede municipal de ensino possuem pós-graduação latu e stricto sensu (Especialização, Mestrado e Doutorado). E o resultado que se vê é fruto do fortalecimento, investimento e aperfeiçoamento da gestão pedagógica e administrativa da Secretaria Municipal de Educação.

A prefeita Rosalba Ciarlini entende perfeitamente que não existe outro caminho, do desenvolvimento pessoal e humano, que não seja o da educação. Por isso que ela tem direcionado esforço crescente em garantir, cada vez mais, qualidade no processo ensino-aprendizagem.

A gestão Rosalba Ciarlini determinou que fosse elaborado o planejamento do Ensino Fundamental, cujas atividades contemplam o biênio 2018/2020. E também orientou para que se utilizasse o Plano Municipal de Educação como referência legal para a definição de metas estratégicas para a melhoria da qualidade da educação das crianças, dos adolescentes e dos jovens que estudam na rede municipal de ensino de Mossoró, além de possibilitar encontros com professores, identificando as fragilidades que precisam ser corrigidas e as potencialidades que podem ser socializadas para a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem.

Como resultado da ação, atenção e investimentos direcionados para a área, a gestão Rosalba Ciarlini obteve, como resultado, a participação de 45 professores de Língua Portuguesa do curso de formação online para professores do 5º ano e 9º ano (53 escolas participaram e oito escolas classificaram textos na etapa municipal). Além disso, a rede municipal de ensino obteve três medalhas de bronze na Olimpíada de História (ONHB).

Sabedora de que é preciso incrementar novas ideias e tecnologias para possibilitar maior rendimento no aprendizado dos alunos, a prefeita Rosalba Ciarlini determinou que a Robótica Educacional fosse incluída na proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. Especificamente nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Humanas, de acordo com as diretrizes emanadas da Lei 9.394/96, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no desenvolvimento de competências da Comunicação, cultura digital, sustentabilidade, trabalho e projeto de vida. 

Essa decisão garantiu o Projeto Robótica e a consequente participação de alunos da rede municipal de ensino na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), onde 66.6% de escolas apoiadas pelo projeto obtiveram êxito na OBR.

Veja outras ações apoiadas pela administração Rosalba:

. Oficina com os descritores da Prova Brasil (100% dos Supervisores participaram de oficinas para construção de metas e estratégias voltadas para prova do SAEB, 75% dos professores melhoraram suas práticas).

. Preparação dos alunos do 9º Ano para a seleção do IFRN - Pro-ITEC - 43 alunos foram aprovados.

. Realização de curso Programa Cisternas nas Escolas - UGE sobre metodologias ativas para escola do campo (capacitação de 10 escolas sobre Gerenciamento de recursos hídricos).

. Publicação de projetos de 06 escolas sobre uso efiente de energia no Livro Educação com energia, edição 2019.

. Parcerias com instituições de ensino superior: UFERSA, IFRN - formação de 100% dos professores por área de conhecimento de 26 escolas por meio de cursos, seminários e palestras.

. Inovação nas edições da FECIRME - Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino realizada anualmente, incentivando a iniciação da prática científica para estudantes de 12 a 16 anos.